sábado, 26 de julho de 2014

Por que a Malásia é agora refúgio para fraudes na Internet

Por que a Malásia é agora refúgio para fraudes na Internet

26 de julho de 2014 às 17:18
Por que a Malásia é agora refúgio para fraudes na Internet
Por Stuart Grudgings, Reuters
Postado em 2014/07/09 09:44 | Atualizado em 2014/07/09 09:44

Vítimas dos EUA perdendo milhões de dólares por ano
Kuala Lumpur - Centenas de mulheres norte-americanas estão sendo ludibriadas por golpistas da Internet com base na Malásia, com alguma perda de mais de um quarto de milhão de dólares, enquanto o país se torna um epicentro de crime online perpetrado pelos africanos, autoridades dos EUA dizem.
Os vigaristas principalmente nigerianos, que entram Malásia com vistos de estudante, tirar proveito da infra-estrutura de Internet o bem do país presa em solitárias, mulheres de meia-idade, cortejando-los em sites de namoro antes de burla suas economias, disseram.
Os golpes são mais sofisticados do que a maioria das operações baseadas em Nigéria - que a maioria dos usuários da Internet têm experimentado em algum momento ou via e-mail ou publicidade - ajudado pelo sistema bancário avançado da Malásia, que permite que autores para definir rapidamente as contas e receber transferências internacionais.
Autoridades norte-americanas dizem que a polícia da Malásia não têm os recursos ea experiência para resolver o problema e ainda têm de lançar um único julgamento de um caso envolvendo uma vítima EUA.
A polícia da Malásia foram relatados pela imprensa local em dezembro passado, dizendo que o número de casos de fraude Internet mais que dobrou em 2013, com perdas totais de mais de US $ 11 milhões. Um total de 476 africanos foram apreendidos por suspeita de envolvimento, segundo o relatório.
A polícia da Malásia e da embaixada da Nigéria em Kuala Lumpur não respondeu à solicitação da Reuters para comentar o assunto. Um porta-voz da Comissão de Crimes Económicos e Financeiros da Nigéria disse que não estava ciente de golpistas que operam na Malásia, mas acrescentou que eles eram conhecidos por terem redes internacionais.
Tim Scherer, cônsul geral da embaixada dos EUA em Kuala Lumpur, disse à Reuters que as queixas sobre tais fraudes agora composta por mais de 80 por cento dos inquéritos aos oficiais de serviço na missão, com uma dúzia de novos casos registrados a cada semana.
Os cidadãos da Austrália, Canadá e Europa, também tinha sido alvo, disse ele.
"Estes não são viúvas ricas que estão sendo atacavam, estes são americanos de classe média que não têm esse tipo de dinheiro de sobra", disse ele. "Ele realmente pode transformar suas vidas de uma maneira muito terrível."
A embaixada dos EUA estima que as vítimas norte-americanas estão a perder vários milhões de dólares por ano, com duas mulheres nos últimos 12 meses perdendo mais de 250.000 dólares cada um. Há mais de 600 casos por ano, ea quantidade perdida por cada vítima médias na casa das dezenas de milhares de dólares, disse.
O número real de perdas totais é provavelmente muito maior, Scherer disse, porque muitas vítimas têm vergonha de vir para a frente ou não sabe quem deve contactar. Ele disse que os golpistas eram altamente sofisticado, muitas vezes vítimas de aliciamento por meses e utilizando técnicas convincentes como forjar cartas supostamente do embaixador dos EUA na Malásia.
ROMANCE FALSIFICAÇÃO
Grandes equipes de scammers normalmente arrasto namoro ou sites cristãos e contatar as mulheres de meia-idade, disse que as autoridades norte-americanas. Eles fingem ser um homem ocidental, que, em seguida, entra em dificuldades legais ou de negócios, de maioria muçulmana Malásia.
Uma vítima EUA disse à Reuters que transferiu um total de 260 mil dólares para a Malásia, onde o homem que dizia amá-la disse que estava impedida de regressar aos Estados Unidos pela burocracia da Malásia - que exigia pagamentos pesadas para negociar.
A 59-year-old viúva de Phoenix, Arizona, que não quis ser identificado, disse que ela tinha ido pesadamente em dívida para fazer os pagamentos a "Charles", e até mesmo voou para a Malásia em março, para conhecê-lo. Ele não apareceu, mas uma mulher européia que diz ser seu advogado conseguiu defraudar outro $ 25,000 fora da mulher antes de voltar para o Arizona.
Outra vítima, uma mulher em seu 50s atrasado no leste dos Estados Unidos, disse que enviou suas economias de US $ 300.000 ao longo de dois meses para um homem com sede em Malásia "americano" que ela conheceu em site de namoro Match.com, três anos após a morte do marido .
"Eu senti como se estivesse apaixonada por este homem e estaríamos a avançar com uma vida juntos muito em breve", disse ela à Reuters.
Match.com não respondeu a um pedido da Reuters para comentar o assunto. Junto com outros grandes sites de namoro com base nos EUA, possui avisos importantes sobre scammers, dizendo especificamente que os usuários sejam cautelosos com as pessoas que dizem que eles são americanos baseados no exterior.
ESTUDANTE SCAM
Os vigaristas têm explorado unidade da Malásia para se tornar um centro de educação global, obtenção de vistos de estudante para cursar a faculdade, disse que as autoridades norte-americanas.
Malásia tem prosseguido uma política de atração de estudantes internacionais para mais de uma década, permitindo que dezenas de faculdades estrangeiras configurar campi da Malásia.
Scherer disse que é provável que muitos dos nigerianos na Malásia não eram estudantes genuínos. A partir de março, havia 9.146 nigerianos com vistos de estudante, na Malásia, o Ministério da Educação disse que, de 123 mil estudantes estrangeiros no total.
"Uma vez no país, como os estudantes, há muito pouco esforço para verificar os seus estudos", disse Scherer.
Um funcionário do Ministério da Educação da Malásia disse que no ano passado ele apertou sua habilitação e acompanhamento de estudantes estrangeiros.
"Estamos cientes de problemas com alguns estudantes internacionais, especialmente os nigerianos", disse o oficial.
http://www.abs-cbnnews.com/business/07/09/14/why-malaysia-now-haven-internet-scams



================================================================
alertas no site da embaixada ------
Fraudes em encomendas

A Embaixada alerta os cidadãos brasileiros para fraudes relacionadas a encomendas ditas retidas na alfândega da Malásia. No caso mais comum, o fraudador afirma ter enviado pacote com valores diversos de países como Inglaterra e Estados Unidos, mas que o pacote teria sido retido na Malásia, exigindo o pagamento de diversas taxas e multas para a liberação da mercadoria. Casos como esse são muito comuns no país e se revelam, na maioria absoluta das vezes, como fraudes. A Embaixada aconselha aos brasileiros que não façam pagamentos de quaisquer espécie nesses casos.
LINKS SOBRE GOLPES (SCAMS):
O príncipe é um ladrão
Seduzidas por estelionatários, muitas mulheres bem-sucedidas dão dinheiro a "namorados" que conheceram pela internet, até perceberem o golpe

Os falsos romances na internet que se tornam pesadelos financeiros

Golpes em sites de relacionamentos - 10 DICAS para identificar golpistas!

Namoros virtuais levam mulheres do céu ao inferno
Seduzidas na internet por homens que se dizem bem-sucedidos, mulheres perdem dinheiro e precisam conviver com a desilusão do “romance scam”

Scammers atraem mulheres pela internet para dar golpe

 http://kualalumpur.itamaraty.gov.br/pt-br/golpes_de_namoro_pela_internet.xml