domingo, 15 de setembro de 2019

pesquisa realizada com 600 mulheres












jornalista Olivia Ndubuisi se infiltrou em uma das famosas sedes industriais do '419 scams'.

materia com Olivia Ndubuisi é uma jornalista nigeriana que adora investigações
 LEIAM E ENTENDA MAIS SOBRE A MAFIA NIGEIRANA DE GOLPISTAS VIRTUAIS
taduçao google
post original ↓↓↓↓↓↓↓
https://www.zammagazine.com/chronicle/chronicle-37/695-nigeria-Internet-scamming-the-yahoo-boys-universe?fbclid=IwAR169K1tkQU7Sla_G5ED0S91pioWx5DQLI0raRP7E_GExgUUFqXmdjCuKmA

traduçao google estoria da jornalista infiltrada
Olivia Ndubuisi se infiltrou em uma das famosas sedes industriais do '419 scams'.
Neste universo, os jovens nigerianos usam a Internet para aliviar os "clientes" desavisados ​​de seu dinheiro em golpes de romance, ouro ou negócios .
O Yahoo Boy raramente mora sozinho. Ele precisa de seus companheiros ao redor dele para fazer uma fraude bem-sucedida: o falsificador de documentos, o roteador de chamadas internacionais, o frontperson da conta bancária e o assistente de tecnologia são necessários tanto quanto o bom locutor. Felizmente para o Yahoo Boy, isso não é um problema, porque o setor capta dinheiro suficiente para criar espaço para todos. Um prédio totalmente novo, no meio de New Haven, em Enugu, na Nigéria, abriga os golpistas, assim como os escritórios que produzem os documentos, carimbos, conexões telefônicas e os disfarces de internet que eles precisam.
Na realidade nigeriana, ninguém depende do estado para nada
O barulho que perpetuamente engole este edifício dos geradores de eletricidade indica, assim como o negócio que é conduzido aqui, uma realidade nigeriana onde ninguém depende do estado para nada. Não há eletricidade, assim como não há lei e ordem, ou oportunidades para aplicar suas habilidades de qualquer maneira útil. Mas há muitas oportunidades no universo do Yahoo Boy. Neste edifício em Enugu, os golpistas são "homens de negócios", suas vítimas são "clientes" e só confiam em si mesmos e uns nos outros.
Ficar perto
Okechukwu Nnadi não diria que ser um scammer é a melhor escolha de carreira para um jovem nigeriano, mas, acrescenta, isso acontecerá em uma situação em que jovens recém-formados como ele têm pouca ou nenhuma outra oportunidade de carreira. 'Depende de que estágio do desespero você está na vida em geral quando entra. (Se você está desesperado o suficiente) você fica ansioso para saber qual marca desse negócio vai lhe pagar mais e em quanto tempo. Então você aprende qual hora do dia é melhor para jogar uma isca e em qual plataforma, quanto tempo deve passar antes de você voltar a um cliente. Você aprende que os documentos comerciais que você precisa podem ser produzidos aqui em New Haven. É por isso que ficamos próximos.
Uma vez que o dinheiro é transferido por uma vítima, Nnadi e seus colegas não param até que a vítima não tenha mais dinheiro e ninguém a quem emprestar. Assim que uma variedade deixa de ceder, outra é inventada. A polícia não se incomoda muito; Se alguns Yahoo Boys são presos em uma região, eles se mudam para outra.
Um papel empurrando o trabalho não paga por um Lexus
Nnadi é formado pela Universidade Nnamdi Azikiwe. Mesmo com a taxa de desemprego abaixo de 21% da Nigéria, deixando mais de um terço da população sem o suficiente para viver, certamente ele, Nnadi, poderia conseguir algum trabalho legítimo com isso? “Que trabalho legítimo?” É a resposta. "Quanto tempo você tem que trabalhar no serviço público estatal para poder pagar um carro como o meu?" Um graduado de nível de entrada no serviço público Enugu ganha 38.000 naira (cerca de US $ 105) mensais. Isso não pode pagar pelo 'Lexus Yahoo Boy' de Nnadi, o Lexus Rx330 que se tornou uma posse de assinatura para os jovens bem sucedidos no comércio.
Okechukwu Nnadi nunca estava muito ansioso para ir para um papel humilde empurrando trabalho de qualquer maneira. Ele me conta que foi expulso de outra universidade privada uma vez, depois de ter buscado entusiasmo e ganho material ao ingressar em uma associação cultista: uma mistura de uma gangue local, uma milícia e uma religião do tipo fetiche própria. As estruturas de Estado disfuncionais da Nigéria simplesmente não atraem aqueles que, como ele, são habilmente ambiciosos. Enquanto conversamos, fica cada vez mais claro que ele está muito orgulhoso de suas habilidades de golpear.
Parecer legítimo
Ele me explica como um "Yahoo Boy sério" pode parecer legítimo. Se você está vendendo romance, ele diz, assegure-se de que você está longe e que não há chance de você e sua cliente de meia-idade, solitária e feminina realmente se encontrarem. Nnadi foi pago pela última vez por uma mulher que morava na Polônia; ele tem amigos atualmente recebendo fundos de 'clientes' na Lituânia e na Malásia.
Os golpes de romance são fáceis, diz Nnadi. “Desde que você não a visite em seu país e perca sua vantagem em casa, você está bem. Eu nunca iria, por exemplo, visitar minha atual vítima. Depois que você prometeu ir e falhou, embora ela tenha lhe enviado algum dinheiro, ela começa a duvidar. Ele eventualmente fracassa e você avança rapidamente para os outros. ”
Mais difícil, diz ele, é o golpe de negócios, em que alguém lhe ordena itens materiais reais: então você precisa falsificar uma "consignação" e criar empresas-fantasma. Mas eles são bons nisso no edifício Enugu. "Um cliente ficou cético a princípio, mas quando eu enviei os documentos, ela se convenceu." Okechukwu Nnadi e seus colegas agora vão "moldar" os documentos, isto é, adicionar comunicações e uma pista para mostrar que a "consignação" é sendo processado. “Esta mulher vai ver recibos, prova de que algo está vindo para ela. Ela receberá o nome do agente, uma identificação com foto, o nome do aeroporto e detalhes da remessa. Então os detalhes dela serão enviados para o 'agente'. Seu nome, detalhes do passaporte, endereço da casa e número de telefone.
Não há agente real e nunca houve uma remessa. Mas o cliente continuará pagando "pela compensação".
"Os nigerianos também podem ser enganados, você sabe"
As pessoas no Ocidente continuam caindo por isso, diz ele, “porque acreditam em 'online'. Os nigerianos duvidam que tais negócios complicados possam ser oferecidos on-line, mas “como eles (no Ocidente, ON) têm um sistema on-line que funciona, é fácil para eles acreditar nas ofertas que fazemos. Mas você (que significa eu, o nigeriano, ON) também pode ser enganado, você sabe ”, ele diz de repente.
Eu? Pergunto incrédulo e ele explica que é possível criar perfis falsos que convencem até mesmo o nigeriano muito cético. “Você diz à sua vítima, por exemplo, uma mulher de classe média, você está em Abuja”, continua ele. “Você não usa sua própria foto, você encontra a foto de um homem bonito para usar (geralmente uma pessoa tem um estoque, tendo construído muitos perfis no Facebook, ON.) Você continua conversando com ela. Depois de um tempo, você diz a ela que o negócio vai levá-lo aos EUA, mas você continuará em contato a partir daí. Antes da sua 'viagem' você envia um telefone para ela - uma versão mais alta do seu presente. Convence-a de que algo real aconteceu. Neste ponto, você a apresenta à sua "mãe", que fala com ela ao telefone de vez em quando. “Isso é feito com a ajuda de um telefone Techno que possui um trocador de voz. A voz de uma mulher idosa dirá a ela que ela não pode esperar para conhecê-lo, Deus abençoará sua união com meu filho, etc. Ela vai encorajar o relacionamento e prometer casamento. ”
Um telefonema "do exterior"
A próxima fase é chamar a vítima "do exterior". “Há um cara que também mora aqui em New Haven, que codifica o telefonema, de modo que parece ser originário de qualquer lugar que você disse a ela que estava indo.” Uma vez convencido de que você está realmente nos Estados Unidos, ela será informada de que sua mãe adoeceu e precisa urgentemente de US $ 1.000,00 para cirurgia. “Você vai mandar seu 'irmão mais novo' para ela para explicar tudo e conseguir o dinheiro. Claro, não é o seu irmão que vai, você está indo sozinho. ”O cara-a-cara serve, além de tranquilizar a vítima de que o dinheiro será pago assim que você estiver“ de volta ”da América, também como um "recon físico": "para saber o quanto você acabará com ela."
Mas enquanto os concidadãos, diz ele, são bons “para o intervalo entre os casos em que uma vítima real aparece on-line”, as melhores vítimas ainda estão no exterior. Quando Nnadi verifica seu relógio e percebe que faltam alguns minutos para as oito da noite, ele diz que precisa ir porque "alguma coisa vai estragar" se ele não estiver online até lá.
"Você precisa matar sua consciência para poder fazer isso"
"Você precisa matar sua consciência para poder fazer isso." Tobe Ani tem 28 anos e trabalha - quando não está envolvido em "trabalho do yahoo" - por dicas em um restaurante em Owerri, a capital do estado de Imo. É a resposta dele para uma história que eu compartilhei com ele: de uma avó que tirou a própria vida depois de perceber que perdeu suas economias para uma farsa. Ani acrescenta que só com uma consciência dura pode-se “seguir em frente rapidamente depois de descontar”.
No seu caso, ele se envolveu quando percebeu que não estava chegando a lugar nenhum com seu diploma universitário em Bioquímica da Universidade Estadual de Imo. Tendo começado a trabalhar como um comediante em um clube, sendo pago apenas uma pequena taxa após suas apresentações, ele conheceu os bem-sucedidos Yahoo Boys que visitaram o clube, ganhando muito tempo. Inicialmente, Ani já se beneficiara de seu mero conhecimento: quanto mais os elogiava durante sua performance, mais ele também recebia um "grande dia de pagamento". Depois de um tempo ele se juntou a eles e desde então vem fornecendo documentos para fraudes. “Eles vêm até mim e detalham o que querem e eu projeto e produzo. Qualquer assinatura ou selo é necessário.
Um terceiro jovem com quem falo - chamado de Arinze Amandi - ajudou a fornecer ligações internacionais para golpes, trabalhando com “pessoas cujo único trabalho é fornecer números de contas bancárias no exterior”. Amandi explica que “muitos viajam para o exterior para esse fim” e que “eles abrem uma conta em qualquer país em particular e esperam quando um Yahoo Boy precisa dela”. Quando a conta é usada e o dinheiro é enviado por uma vítima, o dinheiro é então encaminhado para o Yahoo Boy de volta para casa com base em alguma porcentagem acordada através de uma conta domiciliar, Western Union ou MoneyGram. Ele acrescenta que o dinheiro recebido também pode ser usado para comprar mercadorias como carros, que são enviados de volta para casa.
Amandi se distanciou da prática quando começou a sentir pena das vítimas. “Eu trabalhei com alguém que disse a uma vítima que ele era gay.” (Ser gay na Nigéria é uma ofensa criminal que leva uma prisão de 14 anos, então a vítima de fraude acreditaria que ele estava ajudando uma pessoa oprimida, ON). eventualmente chegou a um ponto em que a vítima lhe enviou dinheiro para visitar na Califórnia. Então o scammer fugiu com as taxas do Visa, o bilhete de avião, o subsídio de viagem, tudo isso. Amandi se sentiu ainda pior quando sua própria tia foi vítima de um golpista de negócios. “Ela perdeu dinheiro com os negócios para os quais trabalhou como contadora da empresa. Ela achava que estava se envolvendo com uma terceira parte de boa fé e no final, ela aceitou a queda por isso. Eu acredito que há consequências quando alguém faz coisas assim. ”
A designer de celebridades nigeriana, Yomi Casual, compartilhou a imagem de um Chevrolet Camaro e um Range Rover Sport estacionados em um prédio desatualizado online e pediram explicações para isso. Fonte: Informação Nigeria
Lei nigeriana do cibercrime A Secção 419 afirma claramente que a fraude na Internet é um crime. Os garotos que falaram comigo podem ir para a cadeia se forem presos. Mas Okechukwu Nnadi diz que não está preocupado: os agentes da lei também são "agressivos", diz ele. “Eles prendem apenas aqueles que não conhecem ou aqueles que não lhes mostraram 'amor'.” E qual seria a sensação de prendê-lo, ele pergunta, acrescentando que mesmo um escritório da polícia não pode devolver o dinheiro a um já scammed pessoa '. Claramente, a noção de que prender um indivíduo do Yahoo Boy afetaria o setor e minimizar o número de vítimas não parece realista para ele.
E talvez ele possa ser perdoado por pensar que a indústria '419' florescerá para sempre. Em vez de diminuir com a consciência e as advertências, ela está crescendo: recentemente, também se estendeu ao país vizinho, Gana, que, segundo Nnadi, aprovou de fato uma "boa internet".
Gana
Na capital do Gana, Accra, o Comissário Assistente da Polícia Afriyie Sakyi confirma que está "cheio de mãos" com os nigerianos que estão "recrutando homens e mulheres ganenses, a maioria na faixa dos 20 anos, para construir um cartel de crime bilateral". Sakyi diz que Gana é território fértil para o Yahoo Boys porque, ao lado de uma boa internet, também oferece credibilidade. É mais fácil para as pessoas no exterior acreditarem em um 'amante' ganense ou parceiro comercial em potencial do que em um nigeriano.
Um amante ganense oferece mais credibilidade do que um nigeriano
Sakyi conta como, em um caso, uma mulher ganesa foi até sua delegacia para denunciar seu espião nigeriano fraudador. O marido chegara a Gana da Nigéria sem dinheiro. Mas ao falar suavemente com a mulher, com quem se casou, ele conseguiu começar a usar a conta bancária e o perfil da nova esposa como isca para seus "negócios" on-line. Ele tinha ganho tanto dinheiro que depois se preparou para o casal voltar para a Nigéria para "concluir uma casa que ele havia começado a construir". Mas a esposa começou a temer que, uma vez lá, ela não servisse mais ao marido nigeriano. Ela retirou o dinheiro, o equivalente a US $ 41.000, e informou à polícia. O homem então foi preso.
Mas essas prisões não prejudicaram o crescimento da indústria em Gana. Nos últimos anos, o jornalista do Ghanaian Daily Graphic, Dominic Moses Awiah, viu o crescimento da indústria em seu próprio bairro de Accra. Ele começou a perguntar quando observou que os jovens nigerianos e ganenses pareciam estar vivendo um estilo de vida cada vez mais generoso na área. Ele descobriu que os "meninos" haviam transformado suas fraudes para se adequar ao novo país, usando os muito desejados recursos de ouro de Gana (o ouro responde por quase 48% da receita do país) como isca. As empresas falsas do yahoo ofereceriam "ouro ganense" a possíveis "parceiros de negócios". O bairro de Awiah, o Yahoo Boys, disse a ele que eles receberam o dinheiro através de funcionários corruptos do banco em uma folha de pagamento 'yahoo-yahoo', ou através da MoneyGram ou Western Union.
Um juramento de silêncio
Em um ponto, ele diz, uma de suas fontes lhe ofereceu um pacote de notas de uma caixa contendo um milhão de dólares em dinheiro, se ele se juntasse ao Sarkawa, o nome ganense para fraudes na internet. Foi a primeira vez que viu um milhão de dólares, ele se lembraria mais tarde. Ele recusou, no entanto.
Em artigos que escreveu para o Daily Graphic, ele notaria mais tarde como os sindicatos criminosos estavam usando o vodu, invocando poderes demoníacos, para obrigar todos os envolvidos a um juramento de silêncio para proteger a prática contra a descoberta e a aplicação da lei. O Yahoo Boys, escreveu ele, contaria histórias de coisas terríveis que aconteceram com aqueles que quebraram o juramento.
"A polícia nigeriana é muito doente e fraca para trazer criminosos políticos e privados para o livro"
A Nigéria ainda está para estabelecer uma estrutura institucional para combater o cibercrime. Fazê-lo é urgentemente sugerido por TG George-Maria Tyendezwa, chefe da unidade de acusação de crimes informáticos do Ministério da Justiça da Nigéria, num documento sobre legislação sobre cibercriminalidade. Mas tudo o que acontece na prática é duvidoso. Escritor e comentarista NM, Bassey expressou a preocupação de milhares de pessoas na Nigéria quando ela apontou em um tweet recentemente que “A triste verdade é que o aparato de combate à corrupção / lei da Nigéria é muito doente e fraco para lidar com a tarefa de trazer criminosos privados para reservar. Todo mundo sabe disso.
Olivia Ndubuisi é uma jornalista nigeriana que adora investigações. Ela fez essa história no contexto do programa Wealth of Nations, da Thomson Reuters Foundations.
Nota: Os nomes dos entrevistados 'Yahoo Boys' foram alterados.
https://www.zammagazine.com/…/695-nigeria-Internet-scamming…