Como um golpe de internet namoro custou-me meus £ 40.000 economias da vida
Vicky Fowkes, 59, de Worcestershire, que perdeu suas economias da vida para um vigarista do Oeste Africano que cortejou durante vários meses através da internet
Quando Vicky Fowkes conheci um engenheiro civil correndo em um site de encontros pela internet, ela pensou que ela tinha encontrado o seu homem perfeito.
John Hawkins era bonito, tinha o seu próprio negócio e parecia disposto a compartilhar todos os aspectos de seu passado com ela.
Mas sem o conhecimento do divorciada, Hawkins não existia - e ela, sem querer se envolver em um golpe on-line que iria vê-la entregar seus £ 40.000 economias.
Ontem, a 59-year-old revelou como ela é agora forçado a viver fora dos benefícios porque o stress a deixou incapaz de trabalhar.
"Eu fui completamente tomada - Eu me considero uma pessoa inteligente, então eu estava muito irritado comigo mesmo e terrivelmente envergonhado", disse ela.
"Eu não sou uma pessoa crédula. Eu nunca pensei que eu iria deixar levar por algo desse tipo. Claro que existem pessoas que dirão: "Como diabos você se apaixonar por ele?" Mas, para minha mente, eu tinha desenvolvido uma relação de confiança com essa pessoa. "
Sra. Fowkes, que tem dois filhos crescidos, começou a escrever para Hawkins, em abril de 2010, depois de participar de um site de namoro. Ele disse a ela que, enquanto ele estava vivendo na Grã-Bretanha, ele atualmente estava fazendo um trabalho de engenharia na Nigéria.
Dentro de semanas, ele havia enviado seus 'dois ou três' fotografias que mostravam 'um homem bom e Inglês de aparência sólida' em seus 50 anos.
Eles trocaram mensagens e ela ainda falou diversas vezes ao telefone com um homem que dizia ser seu par online. Ele descreveu sua vida em Inglaterra, incluindo detalhes sobre seus animais de estimação, crianças e relacionamentos passados.
Sra. Fowkes disse ela logo 'começou a ter sentimentos "para Hawkins e quatro meses mais tarde, quando ele lhe disse que estava voltando para a Grã-Bretanha, ela marcou um encontro com ele no aeroporto de Heathrow.
No entanto, ele nunca chegou, alegando que ele havia sido impedido de deixar a Nigéria por causa de uma conta de imposto não pago. Duas semanas depois, ele ligou novamente dizendo que ele era incapaz de pagar a conta, porque o dinheiro foi amarrado no Reino Unido - e pediu sua ajuda.
Acreditando sua história, a Sra. Fowkes começou a enviar-lhe dinheiro. Dentro de três meses, ela tinha entregado mais de £ 40.000 - suas economias de uma vida inteira.
Foi só quando os policiais chegaram a sua casa em Tewkesbury, Gloucestershire, que ela percebeu que John Hawkins nunca tivesse existido - e ela tinha sido vítima de um golpe.
"Quando me disseram o que tinha acontecido, fiquei horrorizado e humilhada", disse o consultor de educação.
'John disse que ele era um engenheiro civil com o seu próprio negócio que operava na Nigéria. Ele nasceu na África do Sul, disse ele, mas tinha feito uma casa na Grã-Bretanha e viveu em Leicester.
"Quando ele falou que tinha um leve sotaque do Sul Africano, que eu achei muito cativante. Nós conversamos sobre tudo sob o sol - famílias, relacionamentos, hobbies, interesses, animais de estimação, o nosso passado. Eu confiava nele completamente.
Afirmação de Hawkins que ele havia sido impedido de deixar o país ao longo de um projeto de lei de imposto não pago parecia "completamente plausível," disse a Sra. Fowkes.
Um estudo realizado pela Universidade de Leicester, cerca de 200.000 pessoas no Reino Unido pode ter sido vítima de golpes de romance on-line
Ela acreditava mais histórias que ele não poderia acessar o dinheiro em sua conta no Reino Unido, porque suas cartas tinha sido roubado e ele estava desesperado para não se preocupar sua mãe idosa, pedindo por ajuda.
Sra. Fowkes só percebeu que algo estava errado quando a polícia apareceu em sua porta em novembro de 2010. "Eu acreditava completamente que ele estava voltando e que ele ia me pagar de volta", disse a Sra. Fowkes. "Sua história era completamente plausível. Tudo o que eu perguntei - como por que a embaixada não podia ajudar - ele sempre tinha uma resposta para.
'Eu acreditava que eu tinha começado um relacionamento, mas olhando para trás, eu estava obviamente sendo preparado. Quando contei aos meus dois filhos que foram devastadas e culpou-se por não questionar o que eu estava fazendo. Mas, mesmo se tivessem, eu teria demitido porque eu confiava nele. '
Mesmo depois que ela tinha parado de falar com ele, o fraudador continuou a importuná-la. Oito meses depois de quebrar o contato, ela recebeu um enorme buquê de rosas vermelhas de 'John Hawkins.
No dia seguinte, ele telefonou para ela para pedir desculpas por todos os problemas e pedindo-lhe para se encontrar com ele para que ele pudesse explicar.
"Ele, então, disse que precisava de £ 685 para a tarifa aérea de volta para a Inglaterra", disse ela. "Acabei de colocar o telefone para baixo. '
Sra. Fowkes disse que esperava que por contar a sua história que ela iria alertar outras mulheres para não cair para a mesma coisa.
"Esses golpes arruinar a vida das pessoas", acrescentou. "Eles fazem uma enorme quantidade de danos emocionais, bem como financeira. Levei muito tempo para chegar a termos com o que aconteceu comigo. "
Robin Longmore, um agente de desenvolvimento de inteligência financeira para polícia de West Mercia, disse que ele era incapaz de revelar como polícia sabia Sra. Fowkes estava sendo enganado. Mas ele acrescentou: "Esses golpes estão se tornando cada vez mais comum e pode ser extremamente sofisticado. Os alvos são muitas vezes pessoas inteligentes e profissionais.
'John Hawkins é um nome inventado e as imagens que ele usou foram tomadas a partir da Internet e são de um membro inocente do público.
'Os casos que conhecemos são a ponta do iceberg - apenas cerca de 5 por cento das pessoas que são alvo já se apresentou para contar à polícia sobre isso. A maioria das vítimas se sente muito envergonhado.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Leicester, cerca de 200.000 pessoas no Reino Unido pode ter sido vítima de golpes de romance on-line. No ano passado houve 592 vítimas conhecidas britânicos, 203 dos quais perderam mais de £ 5.000. Algumas vítimas entregou tanto quanto £ 275.000.
Colin Woodcock, um investigador sênior da Agência Crime Organizado Sério, disse: "Esse crime afeta centenas, talvez milhares de pessoas no Reino Unido, no montante de até R $ 80 milhões por ano.
"As vítimas normalmente perdem a partir de 50 a algumas centenas a vários milhares de libras, mas alguns indivíduos foram tomadas para mais de £ 275.000. '
Read more: http://www.dailymail.co.uk/money/news/article-2100881/How-internet-dating-scam-cost-40-000-life-savings.html#ixzz34wTepdt8
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook